terça-feira, 8 de maio de 2012

A Marcha Nupcial



Se tem uma coisa que muitas noivas SONHAM é em ouvir a marcha nupcial tocando lindamente na igreja só aguardando para que ela entre pomposa em seu vestido branco. Só de escutá-la a gente logo a reconhece e se arrepia.
Mas você conhece a história da marcha nupcial? Sabia que são duas as marchas nupciais mais conhecidas? Vamos saber um pouco mais sobre elas, e sobre quem nos presenteou com essas obras tão lindas?

 Conhecendo as marchas nupciais 

Há duas marchas nupciais populares, que são a de Mendelssohn (Felix Mendelssohn), da suíte de Sonho de uma Noite de Verão, e a de Wagner (Wilhelm Richard Wagner), do coro nupcial da ópera Lohengrin (uma ópera romântica em três atos, cuja história foi retirada de uma novela germânica medieval). Essas são as duas músicas mais lembradas quando se fala em casamento, e elas geralmente são tocadas na entrada da noiva.

 

Sobre Felix Mendelssohn

Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy nasceu em Hamburgo, Alemanha, em 3 de fevereiro de 1809 e faleceu na Lípsia, em 4 de novembro de 1847. Foi um compositor, pianista e maestro do início do período romântico. Uma das suas mais conhecidas obras é a suíte Sonho de uma Noite de Verão (que inclui a famosa marcha nupcial).

 

Sobre a obra “Sonho de uma Noite de Verão”

Sonho de uma Noite de Verão (em alemão: Ein Sommernachtstraum) é uma obra musical escrita pelo compositor Felix Mendelssohn, tendo por base a peça de teatro do mesmo nome escrita por William Shakespeare. Mendelssohn compôs esta obra em diferentes momentos da sua vida. Entre 8 de julho e 6 de agosto de 1826, quando a sua carreira estava no início, compôs uma abertura de concerto. Em 1842, poucos anos antes da sua morte, escreveu música incidental para uma produção da obra de teatro, na qual incorporou a abertura existente. A música incidental inclui a famosa Marcha nupcial.

Sobre Wilhelm Richard Wagner

Wilhelm Richard Wagner nasceu em Leipzig em 22 de maio de 1813 e faleceu em Veneza, Itália, em 13 de fevereiro de 1883. Foi um compositor, maestro, teórico musical, ensaista e poeta alemão, considerado um dos expoentes do romantismo e dos mais influentes compositores de música erudita já vistos. Wagner foi responsável por inúmeras inovações para a música, tanto em termos de composição quanto em termos de orquestração. Como compositor de óperas, criou um novo estilo, grandioso, cuja influência sobre a música da época e posterior foi forte. Como poeta, escreveu o libreto de todas as suas óperas. Sua estréia aconteceu em Weimar, Alemanha, em 28 de agosto de 1850, sob direção de Franz Liszt, amigo próximo de Wagner

 No Brasil a mais tocada atualmente é, sem dúvida, é a Marcha de Mendelssohn, mas devemos admitir que ambas são lindas. E dá sim para ficar na dúvida de qual delas escolher para a entrada triunfal. E você qual vai escolher?

Um comentário: