segunda-feira, 19 de julho de 2010

Esclarecendo Dúvidas sobre Buffet

O que é o Buffet?

O Buffet é simplesmente uma forma de servir comida a uma grande quantidade de pessoas. De maneira geral a comida é exposta em uma ou mais mesas para que os convidados se sirvam sozinhos em uma ou mais passagens. Mas também consiste em um serviço para servir comida aos convidados através de garçons. A atividade de Buffet, abrange, ainda, a preparação e o fornecimento dos diversos generos alimentícios.

Detalhes que Fazem a diferença

Ao contratar o Buffet devem ser levadas em consideração:

Espaço em que será realizado o evento

O serviço especializado na organização e realização do cardápio

Verifique se o Buffet disponibiliza comida para aqueles que vão trabalhar no casamento como: seguranças, fotógrafos, etc... Ou se os noivos devem acrescentá-los a lista de pagantes.

Agende uma data para a degustação dos pratos escolhidos antes de assinar o contrato.

No momento da contratação, procure "fechar" o contrato com uma quantidade inferior a soma de todos os convidados "esperados". O acerto da diferença, em geral, pode ser feito cerca de 15 dias antes do evento, quando a lista de presença já estiver confirmada.

O tipo de refeição deve estar de acordo com o horário da celebração e com o estilo dos noivos. Mas, em primeiro lugar, deve-se levar em conta o orçamento disponível.

Bebidas alcoolicas, como champagne, vinho e whisky, geralmente são cobrados a parte ou ficam sob a responsabilidade dos noivos. Portanto, faça uma pesquisa de preços em vários locais antes de comprá-los.

Verifique se o contrato firmado prevê que a empresa tem condições de atender 10% a mais de pessoas do que o número confirmado. Isso é importante para o caso de alguns convidados resolverem comparecer a festa na última hora, e assim, não faltar nem comida nem bebida para ninguém. Se o número de pessoas extrapolar o combinado, geralmente a diferença é acertada no fim da festa.

Confira se a empresa contratada oferece o bolo gratuitamente, os bem casados, e se a mesa de café está inclusa no orçamento ou não.

Ao definir a entrada de um almoço ou jantar, é necessário observar a estação do ano em que acontecerá o casamento e o estilo da festa. Isso porque a maioria dos Buffets oferecem diferentes opções de pratos, como consomés e sopa nos meses frios e variedade de saladas e gaspachos(sopa fria) para as estações mais quentes.

A escolha das bebidas que serão servidas durante a recepção merecem atenção especial, já que a mistura dos sabores delas e dos pratos pode alterar o paladar. O vinho tinto, por exemplo, deve acompanhar as carnes vermelhas, e o braco, peixe e frango. Em almoços e jantares, sirva as mesmas bebidas que nos coqueteis e, se quiser, inclua Vodka e Champagne.

Opções de Buffets

Coquetel

Serviço que pode ser oferecido "sozinho" ou para preceder o jantar. Se os noivos optarem somente pelo coquetel em função de ser mais informal e mais barato o uso de grandes espaços é dispensado, já que a maioria das pessoas fica em pé e somente algumas mesas-apoio são distribuidas pelo ambiente. O coquetel é geralmente servido com canapés, salgados frios e quentes, bolo, doces e bebidas diversas.

Bolo com Champagne

É a maneira mais econômica de se festejar o momento após a cerimônia. Além do baixo custo, outra vantagem é que pode ser realizada em qualquer horário. Como descrito no própio título é formado de bolo de casamento servido com champagne para os convidados.

Brunch

Indicado para comemorações informais, pode ser definido como uma mescla entre o café da manhã e o almoço. Inclui desde bolos, pães, bebidas geladas e quentes até patês, saladas e quiches.

Chá da Tarde

Como o próprio título sugere é apropriado para casamentos realizados entre 15:00 e 17:00. O cardápio pode ser composto por diversas guloseimas, como: bolos, brioches, croissants, pães e docinhos. As bebidas alcoolicas devem ser substituidas por chás achocolatods, sucos e refrigerantes.

Churrasco

A mais descontraída das opções. Agrada pela informalidade e pelo baixo custo. Indicada para recepções feitas durante o dia, preferencialmente ao ar livre.

Jantar

É a mais formal de todas as recepções. Geralmente, é iniciado com um coquetel, seguido por uma ou duas entradas, um prato principal com algum tipo de carne, uma opção de massa e a sobremesa. Os pratos podem ser servidos de diferentes formas, seguindo o estilo da comemoração. As opções são:

À Americana: Acrescenta-se ao coquetel um prato quente que não necessite o uso de faca, pois as pessoas permanecem em pé. Algumas mesas apoio ficam espalhadas pelo ambiente.

À Inglesa: Os pratos são servidos prontos nas mesas.

À Francesa: Os garçons servem a comida individualmente segundo o gosto de cada convidado. Nesse caso, é necessário checar se será cobrado um valor superior pelo serviço, já que é necessário um número maior de garçons.

Fique atento(a) as dicas e um ótimo casamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário