quarta-feira, 7 de julho de 2010

Preparativos para o casamento..........

Recebo muitos pedidos de orçamento para fazer assessoria no cerimonial e igreja as vésperas do casamento (15 dias, 1 semana e até no dia anterior já me solicitaram orçamentos...)

A freqüência com que eu e outros colegas temos presenciado problemas perfeitamente evitáveis definiram o tema desse primeiro texto;

Na minha percepção o que ocorre é pura falta de saber lidar com PRIORIDADES, o que não é mesmo uma coisa fácil, mas fundamental em qualquer aspecto de nossas vidas.

Local da festa e igreja acertadas, padrinhos queridos convidados, brindes das mais diversas modalidades definidos, vestido dos sonhos comprado, foto e filmagem devidamente reservados. Que bom quantos itens do check list resolvidos...

A data do casamento se aproxima a noiva e os padrinhos começam a se comunicar com maior freqüência e, a ficha cai...como faço para que os padrinhos entrem na igreja? E se alguém se atrasar? E a decoração? Será que as flores vão chegar acordadas...? Quem e como dar entrada no pajem/daminha com as alianças? Como saio do carro e ajeitar o vestido? E os músicos? Bancos para as avós será quem reserva, o padre??E o buquê?

Enfim o cerimonial da igreja vai muiiiiiiito além de ser o "porteiro" que fecha e abre a porta para a noiva entrar, como uma vez me disse uma noiva, ao justificar porque achava desnecessário esse serviço.

Sei que são muitos detalhes. Economizar, portanto, é palavra de ordem. Daí a importância de lidar com prioridades. Talvez entre 3 brindes que somados dariam até mais que o valor de uma assessoria e cerimonial, que tal 1 um brinde e com essa verba reorganizada,investir na chance de evitar grandes aborrecimentos, priorizando o "maestro" que irá coordenar todos os músicos dessa grande orquestra que é a cerimônia de um casamento?

Abaixo para exemplificar, alguns fatos vivenciados por nós e outros que presenciamos, para ilustrar o que estamos falando:

Importante - a noiva também precisa ajudar seguindo as orientações da cerimonialista quando ela a contrata, ok?

1-Ás 15:00 horas nossa noiva que casaria às 19:00 nos telefonou chorando porque ao receber o buquê ele estava diferente do que viu na foto...

Como evitar? Faça uma prova de buquê ou peça para vê-lo ao vivo. As dimensões de um produto numa foto são bem diferentes do produto real.

2- Ao chegarmos a uma determinada capela nos deparamos com uma decoração totalmente inadequada ao seu tamanho e perigosa para o contexto. Enormes cachepos de vidro soltos entre os bancos, velas espalhadas entre eles numa nave muito estreita o que impossibilitaria o trabalho de foto e filmagem e não permitiria aos noivos se ajoelharem no genuflexório...
Como sempre chegamos com a antecedência devida aos locais e percebemos que o florista não conseguiria voltar antes dos convidados chegarem, a solução foi ?recrutarmos? os colegas da filmagem que gentilmente nos ajudaram a retirar o que estava em local perigoso e redecorar a capela.

Como evitar? É preciso que o florista conheça a igreja e não se renda ao pedido da noiva se está vendo que não é possível realizar o que ela está solicitando. Cabe a noiva se comprometer e ir ao local para fazer junto com a assessoria ou se não tiver ir sozinha, uma avaliação técnica do local.

3- Flores dormindo profundamente e outras secas e sujas na decoração da igreja.

Como evitar? Será possível que todos os orçamentos estavam "errados" e só aquele que você aceitou foi capaz de fazer milagre? Noivinhas vocês também são responsáveis pelas contratações que fazem...não há milagres. Os valores praticados, portanto, não podem ter IMENSAS variações, fiquem alerta!

4- Igrejas onde acontecem vários casamentos no mesmo dia, propiciam confusões com a saída e entrada dos convidados, e não facilitam em nada a reserva de bancos para seus convidados especiais, arrumação do cortejo, etc.

Como evitar? Nesses locais até a cerimonialista tem dificuldade em trabalhar...imagine sua mãe,madrinhas ou amigas, tendo que gerenciar isso? Se esse é o seu caso, mas do que nunca a cerimonialista deve ser contratada.

5- Estava na porta de uma igreja preparada para receber os convidados de nossa noiva, quando a noiva anterior à nossa saiu do carro com o bojo do sutiã de fora...não pensei duas vezes. Mesmo correndo o risco de levar um passa fora, fui lá ajudar a noivinha desamparada para que não entrasse na igreja desse jeito.

Como evitar? Acho que você já sabe a resposta...

6- Havia um certo tumulto na porta da igreja e cada um dizia uma coisa até que o noivo completamente estressado disse: "entra todo mundo do lado que eu mandar e pronto".
E a lapela já que está caindo, entra todo mundo sem ela...

Como evitar? Bom, colocar uma lapela é uma das muitas funções da cerimonialista...da mesma forma que realizar uma reunião de cortejo orientando como se dará a entrada e a saída de todos os envolvidos no casamento também.

7- Quantidade de padrinhos escolhidos sem levar em consideração o tamanho da igreja e do altar, causando poluição visual e desconforto.

Como evitar? Primeiro tentando não chamar tantos padrinhos. Depois, se você tiver uma cerimonialista atuante, essa questão será gerenciada com vocês num ensaio ou mesmo que não haja ensaio. De alguma forma saberemos como atuar para não ficar um grande tumulto no altar.

Pense nesses e outros detalhes, converse com um profissional e com outras noivas que já viveram situação semelhante antes de decidir o que é ou não prioridade no dia mais importante de sua vida!

Bjks e até a próxima.

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