quarta-feira, 7 de julho de 2010

Escolhendo Os Padrinhos: Momento Delicado!



Particularmente,acho que alguns noivos perderam um pouco a "noção" do que os padrinhos significam para o casal, pois os padrinhos, como sabemos, tem a função de abençoar a união, mas vão além disso, são os casais exemplos, aqueles de amigos de verdade, aqueles que acompanharam de pertinho o desabrochar do relacionamento e agora estão nos abençoando na sua "consumação", aqueles que queremos que nos aconselhem durante a nossa vida toda de casados que estamos iniciando naquele dia, se assim for preciso… Por isso, acho muito mais interessante (considerando que também varia conforme o tamanho da festa), mas mesmo assim acho super carinhoso por parte dos noivos não querer "encher o altar de padrinhos" e sim convidar apenas aqueles que realmente são importante para os dois, não importa se são 1 de cada lado apenas, dois de cada lado, dois de um lado, três de outro… A propósito, isto é possível não é mesmo? Pois no meu ponto de vista, muito melhor que a "estética" de uma numeração grande ou certinho lá no dia, é a certeza de que eles são realmente nossos padrinhos do coração…

Convidar e desconvidar, jamais!

A verdade é que não existe regra para a quantidade de casais que devem estar no altar ao lado de vocês. Mas, é preciso haver um certo bom senso. Citando um exemplo: se a sua festa terá 300 convidados, fica, no mínimo, esquisito, colocar 8 casais padrinhos de cada lado. Afinal, são 32 pessoas, mais de 10% da sua festa, que estarão no altar.Já pensou nisso?

Se existem 8 casais de padrinhos de cada lado, por exemplo, fica cansativo para quem está assistindo o cortejo, além do que, muitas vezes, o próprio padrinho não se sente homenageado, já que todos os amigos do casal estão lá também.

Enfim, o que devemos estar preparados é para passar por algumas saias justas. Nem todas as pessoas já passaram por essa etapa e sabem o quanto é difícil selecionar alguns casais especiais para esse momento, mas é certo que o principal é não se deixar influenciar por esse tipo de comportamento e agir sendo guiados pela mais livre e espontânea vontade e não porque os outros esperam que vocês ajam de forma diferente.

As amigas que realmente são amigas, mesmo que não chamadas, tenha certeza, entenderão perfeitamente e não a considerarão menos queridas por esse motivo.

Às vezes, como se não bastassem todos esse pequenos problemas, algumas questões surgem no meio desse impasse e as noivas se perguntam: "Posso formar um casal com duas amigas? E se eu chamar só aquela pessoa e não convidar o namorado dela? E se eu só for íntima do homem e não quiser chamar a esposa dele?"

A resposta para a primeira pergunta é: fica bastante estranho ver duas mulheres (ou dois homens) entrando juntos, mesmo que sem dar as mãos ou entrelaçar os braços. A idéia da sociedade que um casal é, de fato, um casal (leia-se formação composta por um homem e uma mulher) é bastante concreta e quebrar essa barreira, cria um impacto que pode não ser muito positivo. Por isso, prefira evitar esse tipo de inovação.

Já a questão dos casais de namorados, noivos ou já efetivamente casados, é diferente. No caso de uma super amiga que tem um namorado novo, sem dúvidas, ele não se sentiria constrangido de não estar no altar com ela. De repente, ele até prefere assim. Mas, se o casal estiver junto por algum tempo e você acompanhou de perto a trajetória deles, acredito que seja delicado chamar ambos, por questão de afinidade com os dois, apesar de um ter iniciado a amizade e o outro ter vindo de "brinde". E, no caso de um casal já casado, não há dúvidas que os dois devem ser convidados. Por mais que um deles não seja tão próximo ou tão especial, separá-los causa algum desconforto. Essa regra só poderia ser quebrada no caso de se conhecer bem a parte que ficaria de fora, conversar com ela e considerar que ela não ficaria magoada com essa atitude e nem se sentiria mal de ver o marido entrando na cerimônia com outra mulher. É uma questão delicada e deve ser abordada apenas em última hipótese.

Beijocas!

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog querida! Vou ficar ligadinha nas suas dicas! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Hum... Essa é a parte mais difícil do casamento, não tenho mais nenhuma dúvida disso.
    A princípio pensava em 03, mas depois vc tem outras pessoas que são importantes na sua vida e acaba chamando mais um e aí vai... Concordo plenamente que 08 de cada lado é um exagero(minha opnião), mas é muito difícil MESMO escolher poucas pessoas e fora alguns ciúmes que vc acaba causando. Mas é isso, nem tudo é uma mar de rosas... O importante é vc ter ao seu lado pessoas que vc realmente gosta!!!

    ResponderExcluir